logo.png
léo.png
Alinhamento Caminhão Gallu Pneus
Balanceamento Caminhão Gallu Pneus
Cambagem Caminhão
Truck center Gallu Pneus

 

ALINHAMENTO

 

TEM A FUNÇÃO DE MANTER AS RODAS DO CAMINHÃO O MAIS PARALELO POSSÍVEL, SEM IRREGULARIDADES ENTRE OS ÂNGULOS DE UM MESMO EIXO OU ENTRE OS DIFERENTES EIXOS. ISSO EVITA DESGASTES ANORMAIS RÁPIDOS, QUE COMPROMETEM A DURABILIDADE DOS PNEUS.

 

  • AUMENTO DA VIDA ÚTIL E PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL;
  • MENOR RESISTÊNCIA À RODAGEM;
  • AUMENTO DA VIDA ÚTIL DOS VÁRIOS COMPONENTES DE SUSPENSÃO;
  • POSSIBILIDADE DE FAZER RESSOLAGEM.

 

 

BALANCEAMENTO

 

É O EQUILÍBRIO DE MASSAS DISTRIBUÍDO AO LONGO DOS 360º DO CONJUNTO RODA + PNEU. QUANDO HÁ MAIOR CONCENTRAÇÃO DE MASSA EM UMA PARTE DESSE CONJUNTO, GERA-SE UM DESEQUILÍBRIO NO MESMO. É POR ESTE MOTIVO QUE HÁ A SENSAÇÃO DE TREPIDAÇÃO NO VOLANTE E NA CABINE.

QUANDO O CONJUNTO DO SEU ÔNIBUS OU CAMINHÃO ESTÁ DEVIDAMENTE BALANCEADOS, O DESGASTE É MAIS HOMOGÊNEO NA BANDA DE RODAGEM, CONSEQUENTEMENTE HÁ UM AUMENTO NA VIDA ÚTIL DOS PNEUS, ROLAMENTOS E DEMAIS ITENS DA SUSPENSÃO. É MAIS COMUM PERCEBER QUE O VEÍCULO ESTÁ DESBALANCEADO QUANDO O PROBLEMA OCORRE NO EIXO DA FRENTE.   

 

 

 

 

 

CAMBAGEM

 

O SERVIÇO DE CAMBAGEM É FEITO PARA CORRIGIR A INCLINAÇÃO DAS LATERAIS DOS PNEUS, GARANTINDO UMA OTIMIZAÇÃO NA ADERÊNCIA AO SOLO. QUANDO EXECUTADO O PNEU PASSA A TER MENOS CONTATO IRREGULAR COM O SOLO NAS RETAS E UM CONTATO MAIOR NAS CURVAS. AS FORÇAS QUE AGEM NO PNEU TENDEM A FAZER COM QUE A EXTREMIDADE INTERNA DO PNEU SOB CARGA ( LADO EXTERNO DA CURVA ) DESCOLE DO CHÃO. PARA CORRIGIR ISTO, CÂMBER ESTÁTICO NEGATIVO É ACRESCENTADO NAS RODAS DIANTEIRAS, DE FORMA QUE O PNEU CARREGADO PERMANEÇA PLANO NAS CURVAS.  

A CAMBAGEM MUITO NEGATIVA DESGASTA A PARTE INTERNA DOS PNEUS, ENQUANTO MUITO POSITIVA DESGASTA A PARTE EXTERNA DO PNEUS.

 

 

CÁSTER / SET BACK

 

É O ÂNGULO DE INCLINAÇÃO DO PINO DA MANGA DE DE EIXO.  O CÁSTER É QUE DÁ A ESTABILIDADE AO VEÍCULO, PARA NÃO PUXAR, PASSARINHAR, FLUTUAR E RETORNAR NAS CURVAS. SE O CÁSTER FOR POUCO, O VEÍCULO PASSARINHA, SE FOR MUITO O VEÍCULO FLUTUA. FLUTUAR É QUANDO VOCÊ SEGURA A DIREÇÃO E O VEÍCULO SAI LENTAMENTE PARA AMBOS OS LADOS.  PASSARINHAR É QUANDO O VEÍCULO SAI RAPIDAMENTE PARA AMBOS OS LADOS. NÃO PARA NA PISTA.